sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SAGGAR FIRING - ETAPAS DO PROCESSO E DA QUEIMA COM MATERIAIS ORGÂNICOS E SULFATOS À 650°C - MUFLA DE ALUMÍNIO





PEÇAS FINALIZADAS E EXPOSTAS NO ATELIÊ


































































































































O INÍCIO DO PROCESSO


A folha de alumínio deve ser grande para embalar toda a peça.

Os produtos, no caso dos pratos, bastam ser colocados apenas na frente, o lado que será vizualizado.

Bolas, garrafas, peças muito côncavas devem receber os produtos em todo o corpo.


















O prato já está bem temperado !!!!

Musgo, sal grosso e fino, sulfatos, fio de cobre, etc.

Está no ponto! É só fechar a "Mufla" e levar ao forno.

















Até as embalagens das marmitex não escapam. Podem ser recicladas para este fim.
Contribuímos com o meio ambiente !!!!!!















Dependendo do formato da peça as vezes é necessário amarrar tecido (fralda de nenê) para que os produtos mantenham-se colados ao corpo da peça e na seqüência levantar as bordas da folha de alumínio e fechar. Esta é a famosa "Saggar" em inglês ou "Embalagem", "Invólucro", "Mufla" em português.


Será que ela está com "dor de dente" ou "cachumba"!!!!!!




















A QUEIMA

As peças embaladas na folha de alumínio são empilhadas no forno e a queima é feita a 650°C.

O tempo de queima é de mais ou menos 1 hora e 30 minutos.

O ideal é fazê-la um dia após a colocação dos produtos e deixar esfriar o forno para removê-las.






























LIMPEZA DAS PEÇAS


Após as peças esfriarem, são retiradas do forno e removidos os resíduos com uma escova e lavadas com uma esponja macia, detergente e água.

Depois que evaporar a água da peça, passe uma cera incolor para deixá-la sedosa e protegida.
































Esta garrafa recebeu além dos produtos, fios de cobre enrolados no seu corpo.

Vejam sua foto final no início da matéria.


































O curso desta técnica tem duração de 2 dias. Pode ser ministrado até para uma pessoa.

Espero que tenham gostado da demonstração.

SAGGAR FIRING

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O MUNDO CERÂMICO E AS NOTÍCIAS RECENTES




Gente, na internet tem uma matéria de capa com o título: SERES E ORGANISMOS PODEM SER OS MAIS ANTIGOS DO PLANETA que eu completo: E A MAIOR FONTE DE INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA AS ALMAS ARTÍSTICAS, vale a pena ver as fotos e ler o artigo.

Acredito ser previlégio de todos beberem nesta fonte para se expressar.

No momento estou feliz, pois essa fonte permetiu a aprovação do meu trabalho numa exposição, cujo meu tema é "Natureza Fértil", uma releitura e interpretação do meu imaginário sobre sementes saindo do seu estado de dormência, partindo para o processo de germinação com seu broto lutando pela vida para nos presentear no futuro em uma bela árvore com copa frondosa, oxigenando este planeta tão carente, abrigando e alimentando todos os seres.

Parabéns aos colegas ceramistas aprovados com seus trabalhos e pelo presente que todos ganham em poder através desses eventos apreciar e respirar arte.

A 4a Grande Exposição de Arte Bunkyo acontece no mês de Outubro entre os dias 03 a 17

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
Rua São Joaquim, 381, 1°andar
Liberdade-São Paulo - fone (11)3208.1755
site: www.bunkyo.org.br


A seguir um pouco do caminho que percorri para realizar este trabalho.

Pesquisa de campo e pela internet de sementes germinadas, a releitura para sua realização no barro, a minha pesquisa de formulações de esmaltes para cobrir o corpo cerâmico, momento de introspecção em que viajo na química até conseguir o efeito que me satisfaça para perpetuar minha obra.


FOTOS DE ALGUMAS SEMENTES:






Nesta semente usei um esmalte como base e por cima interferências com óxidos.









Fundo da semente com o esmalte sem interferências.
É o meu favorito nesta pesquisa.









Vale a pena testar.


RÚSTICO ALARANJADO LL

3 bórax
1 albita
2 caulim
1 carbonato de bário
1 carbonato de magnésio
1 carbonato de sódio
1 carbonato de cobre
1 óxido de rutilo branco


Toda a minha pesquisa é em peso, consciente da fórmula molecular de cada matéria prima e do seu efeito. Aprovada a receita, tranformo em medidas para facilitar sua execução uma vez que basta fazer em pequenas quantidades e repetir se faltar para passar na peça. Esta linha de esmaltes que pesquiso é feita e aplicada na seqüência, se houver sobra utilizar no máximo no dia seguinte. Algumas das matérias primas utilizadas tendem a cristalização.

De tudo que pesquisei e testei 6 receitas aprovei e apliquei no conjunto da obra.


















O conjunto da obra "Natureza Fértil" vale a pena ser visto na data da exposição.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TÉCNICAS DE QUEIMAS QUE USO PARA FINALIZAR MINHAS OBRAS



São duas, as técnicas de queima que utilizo na minha arte: O RAKU com todas as suas variações, metalizado, rústico, nu, etc.) e a QUEIMA COM MATERIAIS ORGÂNICOS E SULFATOS, cuja definição de nome é muito ampla e gera tantas confusões, que por bem defini assim. O importante é vivenciar, praticar para só então analisarmos e dar nossas opiniões.

O Raku permite entrarmos no universo das marcas do tempo: o desgaste da obra, rachaduras, fissuras, fraturas, erosão, corrosão, texturas corroídas, etc. Esses “acidentes técnicos” são exclusividade do Raku, e que permite a expressão de uma percepção do mundo interior. É uma verdadeira simbiose a comunhão envolvendo tantas variantes como queima rápida, retirar as peças incandescentes do forno e colocá-las em materiais orgânicos para entrar em combustão e em seguida redução. É algo mágico.

QUEIMAS COM MATERIAIS ORGÂNICOS E SULFATOS

Para este processo é importante saber o significado de algumas expressões do nosso universo cerâmico.

SAGGAR é uma MUFLA, que é um RECIPIENTE, que é uma PANELA DE BARRO, que é um INVÓLUCRO onde colocamos a peça cerâmica envolvida com diversos materiais orgânicos e sulfatos de cobre, ferro e cobalto. É semi fechada deixando frestas onde entra o oxigênio para a queima dos materiais com o objetivo de proporcionar um ambiente de muita redução. Os materiais orgânicos envoltos na peça cerâmica carbonizam e criam uma atmosfera com muita redução e os sais se volatilizam, fixando na superfície da peça cerâmica, criando padrões aleatórios e desenhos coloridos. A gama de cores é infinita e depende muito da escolha dos materiais.
É possível ter controle das cores, desde que tenha conhecimento do que produz cada material na queima. É importante um mostruário para posteriormente fazer a composição na peça cerâmica.

Existem vários tipos de MUFLA.
Caixas de cerâmica refratária, quadradas ou redondas. Eu prefiro envolver as peças individualmente em folha de alumínio ou com uma placa de barro ou ainda tecido de fralda de bebê embebido com barbotina. É um universo muito grande e variedades infinitas de como embalar a peça cerâmica. Teste e veja os resultados.

PIT é um buraco no chão que, é um FORNO onde colocamos as muflas e alimentamos o fogo com pedaços de madeira, gravetos e outros materiais orgânicos.

FORNO é o que construímos sobre o chão com tijolos isolantes onde colocamos as muflas e alimentamos o fogo com botijão de gás.

Dependendo das condições do seu espaço é decidir por um deles.

Para obter os efeitos a queima é feita a 650ºC.



CUIDADOS QUANTO A RISCOS E PERIGOS

Tudo é perigoso quando não se tem conhecimento e respeito às regras de segurança no que diz respeito aos produtos utilizados na cerâmica e em qualquer tipo de queima.

Os produtos químicos podem ser manipulados com espátulas de madeira, aplicados com pincel ou salpicados com a mão protegida com luva látex ou saquinho plástico. Não há necessidade de usar máscaras são inodoros e não são tóxicos antes da queima.

A queima deve ser realizada em local coberto para proteger o forno da chuva. O local aberto e bem ventilado, para dispersar os vapores que desprendem na queima. Este é o momento crítico e não devemos ficar perto do forno.