sexta-feira, 25 de maio de 2012

LAMPARINAS

Movida pelo meu medo do escuro, sempre mantive velas e fósforos por perto, e me pegava constantemente pensando em algum tipo de solução que acabasse com a correria das pessoas, quando ocorre alguma queda de energia durante as tempestades que caem frequentemente na terra da garoa.

Em 2000, após realizar um curso sobre cerâmica romana no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que para minha grande surpresa envolvia a história e os processos de criação das lamparinas antigas, comecei a pensar na concepção deste tipo de peça.

Anos mais tarde, após pesquisas, descobri modelos de lamparinas contemporâneas, movidas a óleos e pavios, que inspiraram minha produção artística personalizada e que podem ser usadas com velas.

Curiosidade: O lado místico

As velas, a lamparina ou lampião a óleo, e as tochas foram fontes de iluminação noturna por milhares de anos. Acreditava-se que as chamas afugentavam as trevas e a escuridão, proporcionando segurança. Por isso na antiguidade diferentes povos chegaram a cultuar o fogo como divindade.















3 comentários:

Christianne Teixeira disse...

Lu, que maravilha estas tuas lamparinas. Adorei as de parede. Conheci teu blog ontem, assistindo a um vídeo do Studio Cerâmica, onde ensina em vídeo a construção de um forno. Adoro cerâmica e nunca fui muito além justamente por causa do forno. Enfim, parabéns por seus maravilhosos trabalhos de arte! Quanto ao forno...não é perigoso? Sei lá, senti um medão quando vc pegou uma peça no forno e colocou em outro recepiente com a cerragem...rsrs Beijos

Christianne Teixeira disse...

oops, desculpa, escrevi serragem errado. bjs

Amparo Expósito García disse...

Muy bonitas tus lucernas, son muy creativas