sexta-feira, 11 de outubro de 2013

QUEIMA DA ARGILA

O BARRO QUEIMADO A 600°C

UTILIZADO ARTISTICAMENTE E DE FORMA FUNCIONAL

É muito interessante como processos antigos da cerâmica, praticados por muitos por esse mundo afora, se distanciam e tornam-se misteriosos para nós ceramistas urbanos, acostumados a utilizar  argila queimada a uma temperatura mais elevada e normalmente esmaltada.

Há alguns anos que trabalho com várias técnicas de queimas de baixa temperatura, por pura paixão. Devido a essa minha identidade de trabalho e pesquisa é muito comum indagarem como é feita uma panela que possa receber chama direta do fogo.

Munida de alguns artigos fui me aprofundando no assunto e vi um mundo de possibilidades para quem estiver com vontade de expandir seus horizontes artísticos.

Talvez seja a hora de além de fazer uma gostosa comida dentro de uma panela de barro, introduzir uma nova forma de pensar e pesquisar objetos de arte que possam receber este adereço a mais, o Deus fogo.

Lembre-se que as lamparinas antigas tinham um pavio aceso e alimentando por óleo e que não estouravam com o contato do fogo, uma vez que era utilizado barro arenoso e queimado a baixa temperatura.

Peças elaboradas por vários artesões recebem óleos aromáticos e outros elementos diretamente ou indiretamente através de um recipiente de lata acoplado a peça e apesar de ficar exposta a chama direta, não sofrem qualquer dano.

Toda essa mágica é devido à matéria prima da modelagem. A argila utilizada é bastante arenosa, e é essa composição do barro que influi tanto na rapidez da secagem, na redução da presença de rachaduras, no rápido aquecimento durante a queima e na resistência a temperatura do fogo. A queima quando feita em fogueira é em torno de 600°C, que não deixa que as peças estourem na fogueira. No caso de peças utilitárias, dota-as da propriedade de conservar o calor depois do cozimento do alimento.

A queima pode ser feita num forno de cerâmica alimentado a gás, a temperatura de 600°C, controlada por um relógio dotado de termopar, em torno de 2 a 3 horas dependendo do porte e espessura da peça.

Para quem está em São Paulo, a argila ou barro como queiram denominar é encontrada em entrepostos, como o CEASA ou em regiões com Caraguatatuba, lembre-se do ceramista e escultor Bem Hur e das paneleiras de São Sebastião. Também temos algumas olarias pelo interior. De acordo com a região em que se encontre faça uma pesquisa na internet.

Sou uma iniciante na abordagem deste tema e portanto agradeço a quem tiver alguma matéria que possa  auxiliar e incentivar idéias criativas, conceitos e abordagens contemporâneas.

Quando eu estiver com o meu tempo mais tranquilo, postarei um vídeo com peças queimadas no meu querido forninho e testadas, “não pelo inmetro, mas sim por Lu Leão”


O vídeo relacionado a este assunto dá uma grande visão de como fazer esta queima em fogueira.

Minha amiga, Helenice, colaborou com a tradução das legendas e do que a pessoa fala.

1. FIRING CLAY    
QUEIMA DE ARGILA
2. AFTER DRYING FOR SEVERAL DAYS 
APÓS SECAR POR VÁRIOS DIAS
3. START WARMING UP THE PIECES    
COMEÇANDO A AQUECER AS PEÇAS
4. GRADUALLY HEATING THEM MORE 
GRADUALMENTE AQUECENDO-AS UM POUCO MAIS
5. WAIT FOR A GOOD BED OF EMBERS 
ESPERE ATÉ FORMAR UMA BOA CAMADA DE BRASAS
6. CAREFULLY PLACE THE PIECES ON THE EMBERS

COM CUIDADO, COLOQUE AS PEÇAS SOBRE AS BRASAS
7. AND LEAVE THEM LIKE THAT FOR ABOUT 5 MINUTES

DEIXE-AS LÁ POR CERCA DE 5 MINUTOS
8. START BUILDING THE FIRE AGAIN

COMECE A FORMAR FOGO NOVAMENTE
9. KEEP THE FIRE GOOD AND HOT FOR ABOUT 40-50 MIN

DEIXE O FOGO ALTO E QUENTE POR CERCA DE 40 - 50 MINUTOS


-  DEIXE APAGAR O FOGO E ESFRIAR BEM DEVAGAR.

-  NO PONTO EM QUE VOCÊ POSSA PEGAR A PEÇA COM SUA MÃO

-  AÍ VOCÊ TEM O PRODUTO FINALIZADO, PERFEITAMENTE COZIDO, SUCESSO.

-  AGORA, PARA TERMINAR, VOU FERVER ÁGUA NO POTE QUE FIZ.

-  VAI FUNCIONAR.  ENCHO O POTE COM ÁGUA E COLOCO NO FOGO PARA FERVER.

10. I RECOMMEND WEARING PROTECTIVE GLOVES

RECOMENDO USAR LUVAS 

-  JÁ ESTÁ FERVENDO, AGORA VOU FAZER UM POTE MAIOR.






6 comentários:

fernandobororo primitiva cerâmica artesanal disse...

Muito bom! É uma luz para o experimento que estou desenvolvendo.
Obrigado.

Eduardo Abrahim disse...

Vou tentar! 😊

Eduardo Abrahim disse...

Vou tentar! 😊

Unknown disse...

Boa noite!
Assistir videos e li muito sobre como fazer uma panela de barro, mas não informam quanto tempo devemos deixar a peça secando e principalmente como queimar a peça na fogueira e deixar essa peça por quantas horas na fogueira e posso colocar ela no meio do fogo e como evitar que elas rachem...

Obrigada.
Valdilene Forte

Unknown disse...

Vou tentar

G disse...

cade o link do video?