segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SAGGAR FIRING COM PLACA DE ARGILA

Um novo processo para obter o mesmo efeito da Saggar Firing com folha de alumínio é a nova descoberta.

Como sempre repito mais uma vez, morar no meio urbano e se atrever a trabalhar com queimas diferenciadas são grandes desafios.

Estou começando a gostar da repressão que de vez enquanto sou submetida pela minha “amada” vizinha!  Como diz Chico Buarque na canção Meu caro amigo: “Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.

Da minha arte não abro mão!!!!! E a  minha vizinha, sem saber, me empurra a buscar novas alternativas para o que a incomoda.

A minha criatividade fica a flor da pele. Resolvo o problema com muita serenidade e confabulando com meus pensamentos! Afinal me encaixo no grupo que faz parte de uma canção “românticos são lindos, são loucos e pirados”.

A folha de alumínio, sem dúvida tem um cheiro desagradável quando começa a queimar. Imagine um forno lotado e que ainda a montagem é como uma queima de biscoito, peças e mais peças sobrepostas!! Mas continua valendo o processo para quem não tem problema com espaços.

O novo processo é menos insalubre e mais econômico, eis aí o pulo do gato.

A argila para revestir a peça, ou seja, a saggar, pode ser a mais barata. Encontrada no Ceasa, em Caraguatatuba, no ateliê do Ben Hur e outros lugares.

Para fixar a argila, utilize pedaços de pano. Ponha o necessário, nada de exageros!  E para a argila não soltar da peça quando estiver queimando envolva numa tela de galinheiro. A vantagem é que não tem cheiro e pode ser reaproveitada em outras queimas.

Mostro um resumo desse processo no DVD que está a venda! O DVD com o passo a passo tem duração de 34 minutos, valor R$50,00 sem as despesas de envio.





Um comentário:

Marcia Zaros disse...

Lú, essa tècnica que você está ensinado cm os óxidos agarrados com massa fresca de argila e depois embrulha panos e tela..foi feita numa peça já acabada(foi queimada /biscoito depois esmaltada) aí volta com ela pra fazer sua técnica? Me perdoe pelas perguntas talvez ing~enuas mas é que sou iniciante e faço um caminho autodidata então não tenho um ceramista ao meu alcançe pra perguntar .