quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A QUEIMA CERÂMICA

A QUEIMA DA ARGILA E A QUEIMA DA CERÂMICA COM ESMALTES

Esta matéria sobre queima de biscoito e de esmalte, é o procedimento que faço em forno a gás, com 50 cm de diâmetro e 40 cm de altura.

São gráficos simples e de fácil interpretação até para os principiantes na arte da queima.


GRÁFICO DA QUEIMA DA ARGILA PARA OBTER UM CORPO CERÂMICO






























Este gráfico é o que utilizo para acompanhar a queima em meu forno a gás. As minhas peças estão sempre secas antes de iniciar a queima.

Quando é uma escultura muito grossa utilizo 1 hora e meia para atingir os 100°C.
Nem sempre coincide com o tempo acima descrito. Todo o trabalho é manual, e do iniciante até o mais experiente nessa arte, a queima pode encerrar-se um pouco depois.
Lembre-se,  não é uma competição de quem faz queima em menor tempo. E, em se tratando de arte o tempo é relativo. Se você dedicou tanto tempo na elaboração da peça e curtiu todo o processo, porque não queimar mais lento, sem ansiedade, vivenciar este momento tranquilamente, refletir que o fogo é nosso amigo e cúmplice na finalização e nascimento da peça, desde que saibamos respeitá-lo.

TÉCNICA DE QUEIMA DO BISCOITO EM FORNO A GÁS

Porque queimar?

As modelagens em argilas tornam-se objetos cerâmicos, de uso artístico ou utilitário, após serem queimadas a uma temperatura superior a 600°C, quando eliminasse a água química da argila e alteram-se suas características físicas. A queima tem como finalidade:
- Alterar as características físicas das massas cerâmicas conferindo durabilidade, resistência e impermeabilidade ao objeto cerâmico;
- Ampliar as possibilidades expressivas e poéticas das superfícies cerâmicas, considerando às cores e texturas possíveis aos diversos tipos de massas, fornos e queimas cerâmicas empregadas;
- Fixar e fundir os revestimentos utilizados na decoração e significação das superfícies

O que acontece durante a queima?

O processo de queima pode ser dividido em etapas, de acordo com os processos químicos e físicos envolvidos: 

1° - eliminação da umidade: 
Ocorre durante o processo de secagem ao ar livre, no ambiente do ateliê e posteriormente dentro do forno antes dos 100°C. Toda a umidade da peça deve ter sido eliminada antes de o forno ter atingido esta temperatura, para que as peças não estourem devido à rápida expansão da água em vaporização.

2º - eliminação da água química:
Independentemente de ter removido toda a umidade do interior das peças durante o processo de secagem e primeira etapa da queima, as argilas são compostas basicamente de 2 moléculas de sílica + 1 de Alumina e 2 de água. Quando o forno atingir 350°C , as reações químicas presentes eliminarão essa água química que poderá explodir as peças caso a taxa de queima seja superior a 100°C/hora.

3° - inversão da sílica: 
A temperatura de 573°C , acontece  inversão da sílica, que é uma mudança na estrutura cristalina acompanhada por um aumento de volume. A maior parte das peças que saem rachadas do formo muito provavelmente trincaram nessa temperatura, mesmo quando a rachadura só aparece depois da queima do esmalte.
.Jeremy Fiennes
in Cerâmica Arte da Terra, 1987

Como Queimar

A curva de queima depende do tamanho do forno, de sua taxa de ocupação, da massa cerâmica empregada e da espessura e forma das peças presentes no interior do forno.

Modelagens com paredes mais espessas necessitam de queimas mais lentas para eliminar a umidade e a água química.

Fornos mais carregados apresentam uma inércia térmica maior que necessita de uma maior quantidade de calor para atingirem uma mesma temperatura.

Massas cerâmicas sem chamote e pouco refratárias, se deformam mais facilmente durante a secagem e na queima. Trincam mais facilmente quando da inversão da sílica. Pratos e azulejos planos são mais propícios a deformações e rachaduras do que as formas orgânicas dos vasos e recipientes cerâmicos.

É muito importante que você considere estes fatores para obter melhores resultados em suas queimas cerâmicas, seja na escolha prévia das massas, como na qualidade técnica de sua modelagem.

De maneira geral, se você fizer uma pré-secagem por 1 hora em 100 C°, e depois queimar o forno a uma taxa de subida de 100°C/hora até a temperatura de 600 C° e após esta temperatura 150 C°/hora até o final, você obterá ótimos resultados.
Respeite as características do sistema de controle e medição de temperatura do termopar e relógio utilizado.

CARUSTO CAMARGO
Professor do núcleo de disciplinas sobre cerâmica no Instituto de Artes da UFRGS

O texto foi adaptado e direcionado para o processo de queima de biscoito em forno a gás,                                  que pratico há muitos anos, para atender aos iniciantes nesta arte.
LU LEÃO



O processo de queima é uma das etapas mais importantes no processamento dos produtos cerâmicos artísticos. É durante esta etapa que o material sofre as reações e transformações químicas e físicas necessárias.

Na literatura existem muitas tabelas, em função do tipo de fornos e tamanhos. Assim sendo, a tabela abaixo está adequada ao porte dos fornos que utilizo e a utilização do gás.



Tabela de Queima do Biscoito

 Principais transformações nos materiais cerâmicos


 

GRÁFICO DE QUEIMA EM FORNO À GÁS DA CERÂMICA COM ESMALTES
TEMPERATURA ATÉ 1000°C

































Deixo claro que esta é minha forma pessoal de queima de esmaltes. Uma atitude serena e ponderada, é o melhor método de obter sucesso neste processo.

A queima de peças cerâmicas esmaltadas tem um ciclo de tempo e temperatura diferente da queima de biscoito.


COMO PROTEGER A PLACA REFRATÁRIA DO FORNO DO ESMALTE

É importante colocar nas placas do forno, que vão receber as peças, uma camada de caulim em pó de aproximadamente um centímetro de espessura para evitar que algum esmalte ao escorrer grude na placa no forno, ou esmaltes rústicos a base de bórax respinguem na placa.




Pequenos copos com esmalte transparente dentro e fora apoiados sobre pregos comuns. Sobras da construção civil é um suporte bem barato!


LIMPEZA DA PLACA DO FORNO

Sempre que termino uma queima, retiro a placa e apoio sobre um pedaço de jornal e com uma espátula removo todo o caulim, passo numa peneira média para separar resíduos e volto a usar este mesmo caulim. Esta é uma operação importante, porque evita a desagradável surpresa de ter restos de esmaltes colados no fundo de uma peça.

Não há motivo para preguiça em realizar esta tarefa. Pense! Placas refratárias são caras e conservá-las é uma grande economia.


Havendo restos de esmaltes na placa passe uma lixa grossa até eliminá-las.

  

EFEITOS DOS ESMALTES NO MOMENTO DA QUEIMA

A maioria das minhas peças recebe esmaltes rústicos, a base de bórax, carbonato de sódio e vidro moído, os quais respingam sobre o caulim da placa refratária.

Às vezes vidro com a intenção de escorrer sobre a peça fatalmente atingirá a placa refratária.

Em outros momentos esmaltes que por conter muito chumbo, têm a tendência de atingir a placa refratária.

Quando acho que escorrerá em excesso, coloco um pedaço de manta cerâmica abaixo da peça e caulim por cima.


COLOCAÇÃO DAS PEÇAS ESMALTADAS DENTRO DO FORNO

Manter um espaço livre entre as peças. Não esqueça que durante a queima o esmalte passa pelo processo de derretimento. Se as peças tiverem contato entre si irão grudar-se.


TEMPO DE QUEIMA

A queima de esmalte com ponto de fusão até 1000°C, faço em 5 horas, num forno de 50 cm de diâmetro por 40 cm de altura.

Este tempo depende sempre da área útil do forno.

O  início da queima deve ser mais lento para permitir a evaporação da água do esmalte. Observe a subida da temperatura no gráfico.


OBSERVAÇÃO

Está matéria faz parte da Apostila de Cerâmica que vendo. A pedido de muitas pessoas do meio cerâmico que me consulta sobre o assunto, estou publicando e, espero que possa ajudar a todos.



13 comentários:

Marcia Zaros disse...

Maravilhoso seu trabalho,Lú.. e sua atitude de divulgar os massetes..Eu sou iniciante,moro no interior,não tenho acesso a um eteliê por aqui...e tenho de fazer o caminho autodidata. Obrigada pelas dicas.

Adriana Stolfi disse...

Gostaria de saber se existe alguma forma de "sugar" um vidro que caiu durante uma queima direto na resistência do forno.
Obrigada pela matéria acima, prima trabalho.

Loreta Rodrigues disse...

Adorei o seu natural compartilhar na proposta da tua cerâmica. Um abraço

Ya'el bat Yossef disse...

Boa tarde Lu. Maravilhoso trabalho. Sua Apostila de Cerâmica já foi publicada? Grata

Regina H.M. Campos disse...

Oi! Quero obter a apostila cerâmica..como obter?
Obrigado!
Email: reginahmcampos@gmail.com

Lúcia Escosteguy disse...

Boa tarde, Lu, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Minhas perguntas dizem respeito ao gás: usa-se o gás comum de cozinha em botijões de 13kg? Existe algum cuidado especial quanto ao botijão (porque ele fica em funcionamento por tantas horas...)? Grande abraço!

Amaral Neto disse...

Boa tarde Lu! Estou fazendo uma pesquisa e a procura de informações sobre garrafas de cerâmica e não encontrei muita coisa, como pesquisa precisava identificar uma técnica para impermeabilização de garrafas de barro ou indicação de fábricas que façam em escala. Muito legal o seu trabalho!
Atenciosamente,
Amaral

José Carlos disse...

Oi Lu somos do interior de MG e fizemos nossa iniciação na arte através de vídeo aulas no youtube, textos na internet e uma oficina presencial, nossa maior dificuldade está na queima do biscoito e do esmalte; nosso forno é elétrico com interior de 50 x 50. Gostaria de adquirir sua apostila, vc pode nos enviar e informar o custo.
Obrigado José Carlos (EMAIL:jcmagaldi@terra.com.br)

Maira Meirelles disse...

gostaria de adquirir a apostila, meu email é meirelles.maira@gmail.com

Jefferson Camargo disse...

Ola, gostaria de adquirir sua apostila

Jefferson Camargo disse...

meu email jeffersoncamargo@icloud.com

Cerâmica Borogodó disse...

Gostaria de comprar a apostila! lugoferr@gmail.com

Leticia Simões Valladares disse...

gostaria de adquirir a apostila. leticiasvall@gmail.com