Esta
matéria sobre queima de biscoito e de esmalte, é o procedimento que faço em
forno a gás, com 50 cm de diâmetro e 40 cm de altura.
São
gráficos simples e de fácil interpretação até para os principiantes na arte
da queima.
GRÁFICO
DA QUEIMA DA ARGILA PARA OBTER UM CORPO CERÂMICO
Este
gráfico é o que utilizo para acompanhar a queima em meu forno a gás. As minhas
peças estão sempre secas antes de iniciar a queima.
Quando é
uma escultura muito grossa utilizo 1 hora e meia para atingir os 100°C.
Nem
sempre coincide com o tempo acima descrito. Todo o trabalho é manual, e do
iniciante até o mais experiente nessa arte, a queima pode encerrar-se um pouco
depois.
Lembre-se, não é uma competição de quem faz queima em
menor tempo. E, em se tratando de arte o tempo é relativo. Se você dedicou
tanto tempo na elaboração da peça e curtiu todo o processo, porque não queimar
mais lento, sem ansiedade, vivenciar este momento tranquilamente, refletir que
o fogo é nosso amigo e cúmplice na finalização e nascimento da peça, desde que
saibamos respeitá-lo.
TÉCNICA DE QUEIMA DO
BISCOITO EM FORNO A GÁS
Porque queimar?
As
modelagens em argilas tornam-se objetos cerâmicos, de uso artístico ou
utilitário, após serem queimadas a uma temperatura superior a 600°C, quando
eliminasse a água química da argila e alteram-se suas características físicas.
A queima tem como finalidade:
-
Alterar as características físicas das massas cerâmicas conferindo
durabilidade, resistência e impermeabilidade ao objeto cerâmico;
-
Ampliar as possibilidades expressivas e poéticas das superfícies cerâmicas,
considerando às cores e texturas possíveis aos diversos tipos de massas, fornos e queimas cerâmicas
empregadas;
- Fixar e fundir os revestimentos
utilizados na decoração e significação das superfícies
O
processo de queima pode ser dividido em etapas, de acordo com os processos
químicos e físicos envolvidos:
1° - eliminação da umidade:
Ocorre durante o processo de secagem ao ar livre, no ambiente do ateliê e posteriormente dentro do forno antes dos 100°C. Toda a umidade da peça deve ter sido eliminada antes de o forno ter atingido esta temperatura, para que as peças não estourem devido à rápida expansão da água em vaporização.
Ocorre durante o processo de secagem ao ar livre, no ambiente do ateliê e posteriormente dentro do forno antes dos 100°C. Toda a umidade da peça deve ter sido eliminada antes de o forno ter atingido esta temperatura, para que as peças não estourem devido à rápida expansão da água em vaporização.
2º - eliminação da água química:
Independentemente de ter removido toda a umidade do interior das peças durante o processo de secagem e primeira etapa da queima, as argilas são compostas basicamente de 2 moléculas de sílica + 1 de Alumina e 2 de água. Quando o forno atingir 350°C , as reações químicas presentes eliminarão essa água química que poderá explodir as peças caso a taxa de queima seja superior a 100°C/hora.
Independentemente de ter removido toda a umidade do interior das peças durante o processo de secagem e primeira etapa da queima, as argilas são compostas basicamente de 2 moléculas de sílica + 1 de Alumina e 2 de água. Quando o forno atingir 350°C , as reações químicas presentes eliminarão essa água química que poderá explodir as peças caso a taxa de queima seja superior a 100°C/hora.
3° - inversão da sílica:
A temperatura de 573°C , acontece inversão da sílica, que é uma mudança na estrutura cristalina acompanhada por um aumento de volume. A maior parte das peças que saem rachadas do formo muito provavelmente trincaram nessa temperatura, mesmo quando a rachadura só aparece depois da queima do esmalte.
A temperatura de 573°C , acontece inversão da sílica, que é uma mudança na estrutura cristalina acompanhada por um aumento de volume. A maior parte das peças que saem rachadas do formo muito provavelmente trincaram nessa temperatura, mesmo quando a rachadura só aparece depois da queima do esmalte.
.Jeremy Fiennes
in Cerâmica Arte da Terra, 1987
in Cerâmica Arte da Terra, 1987
Como
Queimar
A
curva de queima depende do tamanho do forno, de sua taxa de ocupação, da massa
cerâmica empregada e da espessura e forma das peças presentes no interior do
forno.
Modelagens
com paredes mais espessas necessitam de queimas mais lentas para eliminar a
umidade e a água química.
Fornos
mais carregados apresentam uma inércia
térmica maior que necessita
de uma maior quantidade de calor para atingirem uma mesma temperatura.
Massas
cerâmicas sem chamote e pouco refratárias, se deformam mais
facilmente durante a secagem e na queima. Trincam mais facilmente quando da inversão da sílica. Pratos e
azulejos planos são mais propícios a deformações e rachaduras do que as formas
orgânicas dos vasos e recipientes cerâmicos.
É
muito importante que você considere estes fatores para obter melhores
resultados em suas queimas cerâmicas, seja na escolha prévia das massas, como
na qualidade técnica de sua modelagem.
De
maneira geral, se você fizer uma pré-secagem por 1 hora em 100 C°, e depois queimar o forno a uma
taxa de subida de 100°C/hora até a temperatura de 600 C° e após
esta temperatura 150 C°/hora até o final, você obterá ótimos resultados.
Respeite
as características do sistema de controle e medição de temperatura do termopar e relógio
utilizado.
CARUSTO CAMARGO
Professor do núcleo de disciplinas sobre cerâmica
no Instituto de Artes da UFRGS
O texto foi adaptado e direcionado para
o processo de queima de biscoito em forno a gás, que pratico há muitos anos,
para atender aos iniciantes nesta arte.
LU LEÃO
O
processo de queima é uma das etapas mais importantes no processamento dos
produtos cerâmicos artísticos. É durante esta etapa que o material sofre as
reações e transformações químicas e físicas necessárias.
Na
literatura existem muitas tabelas, em função do tipo de fornos e tamanhos.
Assim sendo, a tabela abaixo está adequada ao porte dos fornos que utilizo e a
utilização do gás.
Tabela de Queima do
Biscoito
Principais transformações nos materiais cerâmicos
GRÁFICO DE QUEIMA EM FORNO À GÁS
DA CERÂMICA COM ESMALTES
TEMPERATURA ATÉ 1000°C
Deixo
claro que esta é minha forma pessoal de queima de esmaltes. Uma atitude serena
e ponderada, é o melhor método de obter sucesso neste processo.
A queima
de peças cerâmicas esmaltadas tem um ciclo de tempo e temperatura diferente da
queima de biscoito.
COMO
PROTEGER A PLACA REFRATÁRIA DO FORNO DO ESMALTE
É
importante colocar nas placas do forno, que vão receber as peças, uma camada de
caulim em pó de aproximadamente um centímetro de espessura para evitar que
algum esmalte ao escorrer grude na placa no forno, ou esmaltes rústicos a base
de bórax respinguem na placa.
Pequenos
copos com esmalte transparente dentro e fora apoiados sobre pregos comuns.
Sobras da construção civil é um suporte bem barato!
LIMPEZA
DA PLACA DO FORNO
Sempre
que termino uma queima, retiro a placa e apoio sobre um pedaço de jornal e com
uma espátula removo todo o caulim, passo numa peneira média para separar
resíduos e volto a usar este mesmo caulim. Esta é uma operação importante,
porque evita a desagradável surpresa de ter restos de esmaltes colados no fundo
de uma peça.
Não há
motivo para preguiça em realizar esta tarefa. Pense! Placas refratárias são
caras e conservá-las é uma grande economia.
Havendo
restos de esmaltes na placa passe uma lixa grossa até eliminá-las.
EFEITOS
DOS ESMALTES NO MOMENTO DA QUEIMA
A maioria
das minhas peças recebe esmaltes rústicos, a base de bórax, carbonato de sódio
e vidro moído, os quais respingam sobre o caulim da placa refratária.
Às vezes
vidro com a intenção de escorrer sobre a peça fatalmente atingirá a placa
refratária.
Em outros
momentos esmaltes que por conter muito chumbo, têm a tendência de atingir a
placa refratária.
Quando
acho que escorrerá em excesso, coloco um pedaço de manta cerâmica abaixo da
peça e caulim por cima.
COLOCAÇÃO
DAS PEÇAS ESMALTADAS DENTRO DO FORNO
Manter um
espaço livre entre as peças. Não esqueça que durante a queima o esmalte passa
pelo processo de derretimento. Se as peças tiverem contato entre si irão
grudar-se.
TEMPO
DE QUEIMA
A queima
de esmalte com ponto de fusão até 1000°C, faço em 5 horas, num forno de 50 cm de
diâmetro por 40 cm de altura.
Este
tempo depende sempre da área útil do forno.
O início da queima deve ser mais lento para
permitir a evaporação da água do esmalte. Observe a subida da temperatura no
gráfico.
OBSERVAÇÃO
Está matéria faz parte da Apostila de Cerâmica que vendo. A pedido de muitas pessoas do meio cerâmico que me consulta sobre o assunto, estou publicando e, espero que possa ajudar a todos.
25 comentários:
Maravilhoso seu trabalho,Lú.. e sua atitude de divulgar os massetes..Eu sou iniciante,moro no interior,não tenho acesso a um eteliê por aqui...e tenho de fazer o caminho autodidata. Obrigada pelas dicas.
Gostaria de saber se existe alguma forma de "sugar" um vidro que caiu durante uma queima direto na resistência do forno.
Obrigada pela matéria acima, prima trabalho.
Adorei o seu natural compartilhar na proposta da tua cerâmica. Um abraço
Boa tarde Lu. Maravilhoso trabalho. Sua Apostila de Cerâmica já foi publicada? Grata
Oi! Quero obter a apostila cerâmica..como obter?
Obrigado!
Email: reginahmcampos@gmail.com
Boa tarde, Lu, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Minhas perguntas dizem respeito ao gás: usa-se o gás comum de cozinha em botijões de 13kg? Existe algum cuidado especial quanto ao botijão (porque ele fica em funcionamento por tantas horas...)? Grande abraço!
Boa tarde Lu! Estou fazendo uma pesquisa e a procura de informações sobre garrafas de cerâmica e não encontrei muita coisa, como pesquisa precisava identificar uma técnica para impermeabilização de garrafas de barro ou indicação de fábricas que façam em escala. Muito legal o seu trabalho!
Atenciosamente,
Amaral
Oi Lu somos do interior de MG e fizemos nossa iniciação na arte através de vídeo aulas no youtube, textos na internet e uma oficina presencial, nossa maior dificuldade está na queima do biscoito e do esmalte; nosso forno é elétrico com interior de 50 x 50. Gostaria de adquirir sua apostila, vc pode nos enviar e informar o custo.
Obrigado José Carlos (EMAIL:jcmagaldi@terra.com.br)
gostaria de adquirir a apostila, meu email é meirelles.maira@gmail.com
Ola, gostaria de adquirir sua apostila
meu email jeffersoncamargo@icloud.com
Gostaria de comprar a apostila! lugoferr@gmail.com
gostaria de adquirir a apostila. leticiasvall@gmail.com
Olá! Boa tarde, Lu!
Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento na área! :)
Gostaria de adquirir sua apostila, é possível?
Gostaria de saber como compra-la!
Meu e-mail é brunamelo108@hotmail.com
Grata!!
Desejo adquirir a apostila da operação de queima ceram8ca . Obrigado
reginahmcampos@gmail.com
olá, também gostaria de adquirir a apostila,
persigo o sonho da cerâmica desde a infancia... obrigado
me email é adao-mestriner@bol.com.br
obrigado
eu gostaria da apostila. Por favor, informe como obtê-la. crsduarte@gmail.com
Mariadefatimasilveira4@gmail.com
Utilitários podem ser queimados à 1000 graus?
Bom dia Lu!
Como posso obter sua apostilha?
Meu e-mail é: janejuca@gmail.com
Nossa, maravilhoso Lu.. Muito obrigada!! Ceramica é maravilhoso mas as vezes é tão complicado encontrar informações. Só tenho forno a gás e as vezes fico sem entender o que aconteceu quando algumas peças dão errado. Muito obrigada, de verdade!
Adorei!! Como faço para obter a apostila?
Oi Lu, gostei muito das suas orientações, como faço para adiquirir sua apostila?
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