sábado, 15 de novembro de 2008

Trabalho social, trabalho sociável

Além de ministrar aulas particulares e em pequenos grupos em meu ateliê, recentemente participei de uma experiência dignificante e gratificante, foram aulas de cerâmica na ONG Care com adolescentes carentes da região de Francisco Morato.
Iniciamos com peças simples e utilitárias para que começassem a ficar familiarizados com o trato da argila.





Mas, uma das surpresas mais gratificantes foi a criação dos instrumentos musicais cerâmicos, os quais não constituíam o foco inicial, mas, sensibilizaram a todos. A confecção deles gerou uma comunhão benéfica entre diferentes pessoas, tanto entre os alunos da cerâmica, quanto entre turmas, como a da marchetaria. Além disso, acrescentou conhecimento e prazer aos professores que se realizaram muito, mas, sobretudo criou mais vínculos no grupo.

A criação dos instrumentos de cerâmica gerou um fluxo constante de troca de informações como: qual seria o tamanho adequado do instrumento, qual som geraria, se estava sendo construído de forma correta, etc. Houve comoção geral e afloramento de alguns talentos antes, ainda, inertes. Parecia estarmos construindo um prédio. Uma experiência maravilhosa que todos vivenciamos.


Os alunos tomaram posse dessa atividade, se envolveram com tamanha responsabilidade, que ficaram concentrados em fazer, em aperfeiçoar, decorar, personalizar suas peças, para vê-las finalizadas e produzindo som. Demonstraram o desejo de exibi-las, dominando o som de seu instrumento e, de forma solidária, ensinando um ao outro.A criatividade se soltou e a felicidade reinou absoluta.

Nenhum comentário: