quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O MUNDO CERÂMICO E AS NOTÍCIAS RECENTES




Gente, na internet tem uma matéria de capa com o título: SERES E ORGANISMOS PODEM SER OS MAIS ANTIGOS DO PLANETA que eu completo: E A MAIOR FONTE DE INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA AS ALMAS ARTÍSTICAS, vale a pena ver as fotos e ler o artigo.

Acredito ser previlégio de todos beberem nesta fonte para se expressar.

No momento estou feliz, pois essa fonte permetiu a aprovação do meu trabalho numa exposição, cujo meu tema é "Natureza Fértil", uma releitura e interpretação do meu imaginário sobre sementes saindo do seu estado de dormência, partindo para o processo de germinação com seu broto lutando pela vida para nos presentear no futuro em uma bela árvore com copa frondosa, oxigenando este planeta tão carente, abrigando e alimentando todos os seres.

Parabéns aos colegas ceramistas aprovados com seus trabalhos e pelo presente que todos ganham em poder através desses eventos apreciar e respirar arte.

A 4a Grande Exposição de Arte Bunkyo acontece no mês de Outubro entre os dias 03 a 17

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
Rua São Joaquim, 381, 1°andar
Liberdade-São Paulo - fone (11)3208.1755
site: www.bunkyo.org.br


A seguir um pouco do caminho que percorri para realizar este trabalho.

Pesquisa de campo e pela internet de sementes germinadas, a releitura para sua realização no barro, a minha pesquisa de formulações de esmaltes para cobrir o corpo cerâmico, momento de introspecção em que viajo na química até conseguir o efeito que me satisfaça para perpetuar minha obra.


FOTOS DE ALGUMAS SEMENTES:






Nesta semente usei um esmalte como base e por cima interferências com óxidos.









Fundo da semente com o esmalte sem interferências.
É o meu favorito nesta pesquisa.









Vale a pena testar.


RÚSTICO ALARANJADO LL

3 bórax
1 albita
2 caulim
1 carbonato de bário
1 carbonato de magnésio
1 carbonato de sódio
1 carbonato de cobre
1 óxido de rutilo branco


Toda a minha pesquisa é em peso, consciente da fórmula molecular de cada matéria prima e do seu efeito. Aprovada a receita, tranformo em medidas para facilitar sua execução uma vez que basta fazer em pequenas quantidades e repetir se faltar para passar na peça. Esta linha de esmaltes que pesquiso é feita e aplicada na seqüência, se houver sobra utilizar no máximo no dia seguinte. Algumas das matérias primas utilizadas tendem a cristalização.

De tudo que pesquisei e testei 6 receitas aprovei e apliquei no conjunto da obra.


















O conjunto da obra "Natureza Fértil" vale a pena ser visto na data da exposição.

Nenhum comentário: