terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MASSA AUTO-SECANTE

MASSA AUTO-SECANTE (ARGILA+AREIA+CIMENTO)

Oi pessoal, além de criar minhas peças e queimá-las nas técnicas raku e saggar firing, gosto também de trabalhar com a massa auto-secante.

É uma massa de argila, areia e cimento que nos da a liberdade de criar esculturas de todos os portes. Seca ao tempo e fica resistente sem ir ao forno.
Expostas ao tempo com verniz, impermeabilizante ou sem nenhuma proteção cada uma adquire um registro único com a ação do tempo.

Após 6 anos, tenho o prazer de avaliar os efeitos das peças que ficaram expostas ao tempo e as que ficaram resguardadas no ateliê.

O grande desafio é vencer a ansiedade para observar a passagem do tempo, sua ação é lenta e interminável. Vale a pena esperar e observar dia após dia. A expressão “dai tempo ao tempo” se justifica. É aí que reside o fascínio da arte.

Vejam as obras do meu amigo Rene. Aos quase 91 anos é de uma vitalidade e criação incansável. Não dá para ficar indiferente diante desta fonte de inspiração!!!!

O busto “A Guerreira”, o São Francisco, o gato de olho no peixe e as placas são de minha autoria.

Fotos de amigos que participaram das oficinas que ministro no meu ateliê.

4 comentários:

Minha Terra Minha Gente disse...

Lu, adorei seu trabalho. comecei a aprender a trabalhar com o barro na década de 70. de lá para cá passei por alguns athelies. Gostaria de saber se vc mantem cursos de escultura e torno. meu e-mail é marisanieri@gmail.com
Agradeço.

Unknown disse...

Olá,
eu poderia usar a massa auto-secante para como massa de liga numa mureta de pedra que estou construindo? Qual seria a proporção adequada de argila, areia e cimento? Você acha que daria um bom efeito visual? Moro na Chapada Diamantina, na Bahia. Ficarei muito grato se puder me orientar! Meu mail é fpedrofonseca@yahoo.com.br.
Obrigado!!

Unknown disse...

Qual a proporção dos materiais utilizados????

Unknown disse...

Qual a proporção dos materiais utilizados?