segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TÉCNICAS DE QUEIMAS QUE USO PARA FINALIZAR MINHAS OBRAS



São duas, as técnicas de queima que utilizo na minha arte: O RAKU com todas as suas variações, metalizado, rústico, nu, etc.) e a QUEIMA COM MATERIAIS ORGÂNICOS E SULFATOS, cuja definição de nome é muito ampla e gera tantas confusões, que por bem defini assim. O importante é vivenciar, praticar para só então analisarmos e dar nossas opiniões.

O Raku permite entrarmos no universo das marcas do tempo: o desgaste da obra, rachaduras, fissuras, fraturas, erosão, corrosão, texturas corroídas, etc. Esses “acidentes técnicos” são exclusividade do Raku, e que permite a expressão de uma percepção do mundo interior. É uma verdadeira simbiose a comunhão envolvendo tantas variantes como queima rápida, retirar as peças incandescentes do forno e colocá-las em materiais orgânicos para entrar em combustão e em seguida redução. É algo mágico.

Um comentário:

VRENA disse...

Ola amigos;
Sou de Porto Velho, Rondonia.
Gosto de trabalhar com cerâmica.
Estou comum projeto pronto pra ser executado com queima de buraco com resíduos orgânicos da amazônia. Vou utilizar casca de castanha da amazonia, casca de cupuaçu, algumas folhas da região.,e outros. Alem da queima, quero evolver as peças com olhos animais e vegetais da região.E um grupo pequeno mais sera um sucesso. com certeza. Estou solicitando colaboração de amigos que possam indicar bibliografias e outras informações que acharem pertinente. Se puderem me ajudar agradeço.
Vrena
Vrenaclaudio@gmail.com